Rolando Andrade  >  Desporto   >  O envolvimento dos pais na prática desportiva dos filhos

O envolvimento dos pais na prática desportiva dos filhos

Introdução
Ser um jovem atleta pode ser uma experiência extremamente gratificante, capaz de promover um desenvolvimento saudável física e psicologicamente; no entanto, no reverso da medalha, pode ser uma experiência emocionalmente exigente e potencialmente geradora de pressão.
Assim, a qualidade do contexto onde o atleta se encontra inserido, é vista como um factor determinante, de tal forma que os ambientes que suportam e promovem a autonomia dos atletas afectam positivamente a sua motivação e bem- estar (Stenling et all., 2015).
Um dos determinantes da qualidade do contexto onde os jovens atletas se inserem tem a ver com a família. O envolvimento dos pais e restante família na prática desportiva dos jovens, nomeadamente a dinâmica inerente a este envolvimento e qual o seu efeito, é um tema que tem despertado a atenção de quem se dedica a estudar estas matérias.
Centremo-nos nos pais; dos estudos que têm sido feitos, a principal conclusão a retirar é que o desenvolvimento das capacidades dum atleta se encontra associado com as dinâmicas familiares que o rodeiam (Gomes, 2010).
Desde logo porque, como é sabido, os pais representam o principal veículo de promoção das práticas desportivas dos jovens, sendo este um importante canal de comunicação entre pais e filhos (Smith & Dorsch, 2015). Os pais encontram-se assim numa posição de influência sobre os filhos, podendo motivá-los, valorizá-los, instruí-los ou criticá-los.