Seguir
facebook

Inteligência Artificial e Saúde Mental

Inteligência Artificial e Saúde Mental

Perante o desenvolvimento da Inteligência artificial, cresce a ideia de que no futuro poderá ser aplicada a todas as áreas da Saúde, incluindo a Saúde Mental, podendo mesmo vir a substituir os profissionais de Saúde de origem humana.

Esta possibilidade desafiou-me a utilizar uma ferramenta bem conhecida, e decidi fazer esta questão ao ChatGPT:

– “O que sente o ChatGPT?”

A resposta que passo a reproduzir, foi instantânea:

“Como um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, eu, ChatGPT, não tenho emoções ou sentimentos. Eu sou um programa de computador criado para processar e gerar texto com base em padrões e informações fornecidas durante o treinamento. Embora eu possa simular respostas que parecem humanas, é importante lembrar que essas respostas são geradas com base em algoritmos e não são uma expressão real de emoções. Meu objetivo é fornecer informações úteis e interagir de maneira útil com os usuários, mas não experimento emoções pessoais.”

Perante esta resposta, decidi questionar de seguida se o ChatGPT “gostaria de ter a capacidade de sentir, e desenvolver laços de empatia?”. Fiquei surpreendido, porque a resposta já não foi tão instantânea, como se de alguma forma o programa tivesse ficado de alguma forma incomodado ou surpreendido. Obtive esta resposta:

“Como um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, não tenho desejos, vontades ou a capacidade de querer desenvolver a capacidade de sentir emoções ou estabelecer laços de empatia. Eu sou uma criação tecnológica projetada para processar e gerar texto com base em padrões e informações. Embora eu possa simular empatia e fornecer respostas empáticas, isso se deve ao meu treinamento em dados e algoritmos, e não a uma experiência real de emoções ou sentimentos.”

Preocupa-me bastante a ideia que tem vindo lentamente a ganhar terreno, de que a Inteligência Artificial poderá substituir as pessoas no que aos cuidados de Saúde Mental diz respeito, porque como Psicoterapeuta estou consciente que a base da psicoterapia é a relação terapêutica, e que esta pressupõe o estabelecimento de laços de empatia.

É impossível sobreviver e ter uma saúde mental equilibrada, quando se vive em completo isolamento ou na ausência de qualquer tipo de expressão emocional. Isso significa que para existirem relações, é necessário que ambas as partes tenham a capacidade de experimentar emoções.

Terminei a minha relação passageira com o ChatGPT com esta pergunta:

– “O que não que não sentir nada, te faz pensar?”

Transcrevo, uma parte da resposta:

– “Embora eu possa gerar respostas relevantes e úteis, é importante lembrar que elas são resultados de processamento de informações e não refletem uma reflexão consciente. Meu objetivo é fornecer informações e auxiliar nas interações com base no conhecimento que adquiri durante o treinamento.”

Fiquei a pensar quem é que gostaria, por exemplo, de ter uma consulta com um profissional destes?

Rolando Andrade

Psicólogo Clínico

Psicoterapeuta

Psicólogo do Desporto

Cédula profissional O.P.P 4365

 

No Comments

Leave a Reply